ucca

Um Capital de Cultura e Arte

Os Kiezos festejam aniversário no Marçal

O concerto comemorativo ao 58º aniversário do conjunto Os Kiezos foi realizado sábado, no projecto Kuimbila Ni Kukina Semba, durante um concerto no salão João Adilson, no Marçal, cujos convidados foram o grupo Nguami Maka e Tony do Fumo Filho.

A festa, que teve direito a bodo de aniversário reuniu os amigos e vizinhos de Ma-rito, Adolfo Coelho e Avozinho, elementos que criaram o mais antigo agrupamento musical angolano.

Como tem sido habitual a abertura foi com instrumental “Obrigado Meu Amigo” solado por Hildebrando Cunha. Os vocalistas Zé Manico e Manuelito interpretaram temas como ” Xexemãe”, “Candonga”, “Kiezus Kia ku”, “Rosa Rosa”, “Gingologo”, “Mua Pango”, “Maximbombo” e outros temas conhecidos que marcam a carreira do conjunto.

O conjunto depois recebeu os convidados Nguami Maka que proporcionou um momento com temas tradicionais e presentes na época das turmas. Tony do Fumo Filho deu voz aos temas do seu pai da era dos Kiezos, com destaque para  “Lamento de Mingo”. No final a pista foi assaltada com as irresistíveis “Milhoro”, “Comboio” e “Princesa Rita”.

Foi uma apresentação com uma formação renovada. O jovem Sabino esteve na bateria e Tony Samba voltou nos teclados, com liderança dos guitarristas Gegé Faria e Hildebrando Cunha, Dulce Trindade no baixo, Habana Mayor nas tambores, Zé Manico e Manuelito nas vozes e dikanza. Ausente por questões de saúde foi  Zeca Tirilene.

Kituxi e Marito, dois fundadores do conjunto, estão ausentes dos palcos por motivos de saúde. Há um mês o conjunto perdeu um o seu baterista, Juca Vicente.

Deixe um comentário