Vladimiro Gonga apresentou no domingo, no seu dia de aniversário, durante um concerto no Miami Beach, na Ilha do Cabo, temas do álbum “Massemba Jazz” e do cancioneiro angolano, tendo partilhado o palco com Dodó Miranda, Konde Martins, Raimundo Santos e Melvi.
O concerto abriu com Raimundo Santos, pianista e professor de música, que ao longo da carreira de Vladimiro Gonga tem sido um dos seus parceiros e um dos mentores. O Jazzman angolano radicado no Estados Unidos apresentou temas de estrelas mundiais e deixou o seu toque em “Humbi Humbi”
.
Dodó Miranda e Konde Martins foram outros parceiros musicais que brindaram musicalmente os presentes. Os dois mostraram maturidade em palco, o primeiro com uma vertente pelo gospel e black music e o segundo reaparecendo com o seu lado de canto-autor e homem da trova. A cantora Melvi levou a plateia para uma proposta mais lírica e no dueto com Vladimiro Gonga.
Vladimiro Gonga não ficou apenas com “Ortografia do Semba”, “Valsa da Zungueira”, “Um novo Jazz”, “Eme Zuze” e outros do CD “Massemba Jazz” e versões, apresentando alguns temas do próximo projecto discográfico.
O concerto foi antecedido pelo programa radiofónico Conversa à Sombra da Mu-lemba emitido aos domingos na Rádio Mais. A dupla Raimundo Salvador e Orlando Sérgio receberam Arno Holl do Goethe Institut Angola, a cantora Bohemian Queen, Raimundo Santos e Vladimiro Gonga que falou da sua carreira.
Arno Holl fez um balanço das actividades realizadas pelo Goethe Institut, com realce para o Africomics e a exposição de Banda Desenhada dedicada à Henriques Abranches, filmes e peças de teatro que apoiaram e a série de concertos “Há Jazz no Museu”, com a presença da cantora Bohemian Queen.
O Jazz em Angola, a produção artística e a internacionalização da cultura angolana foram debatidos no painel conduzido por Raimundo Salvador, Orlando Sérgio e Paulo Mendes de Carvalho.