O projecto “Ponto Cultural”, da Fundação Arte e Cultura, está de regresso aos palcos, sábado, no anfiteatro Wyza, com os artistas angolanos Bruno M, Gloria da Lú e Cleyton M, representados por Hochi Fu, e os israelitas Noa Zulu e Avner Hodorov.
Naama Margalit, directora da Fundação Arte e Cultura, que anunciou, terça-feira, o facto em conferência de imprensa, avançou que, no domingo, será realizado, no mesmo local, o concerto intimista da Duplo Impacto, formado por Biura e Vui Vui.
A conferência de imprensa foi testemunhada pelo embaixador israelita em Angola, Shimon Salomon, que realçou a importância do projecto que une culturas.
Naama fez um recuo do projecto, que arrancou em 2013, uma iniciativa do produtor e músico Avner Hodorov, que lançou o projecto musical voluntário desenvolvido pela Fundação Arte e Cultura.
Foi projectado um tema do músico Wyza, com uma forte ligação com a Ponte Cultural e a fundação.
Desde a sua criação, já passaram pelo projecto vários músicos nacionais e estrangeiros, com destaque para Wyza, Totó, Bruno M, Ângela Ferrão, Jeff Brown, Kizua Gourgel, Carlos Lopes, Ellen Oléria (Brasil), Sandra Cordeiro, Dudu Tassa (Isarel), Nimesh Nimo Patel (Índia), Avner Hodorov (Israel), Keziah Jones (Nigéria) e Joca Perpignan (Brasil).
As oito edições das colaborações musicais entre os artistas envolvidos resultaram em temas que foram gravados e estão disponíveis nas plataformas digitais. Naama reconheceu que houve pouca divulgação e promoção dos temas, mas espera que desta vez seja diferente.
O músico Hochi Fu pretende levar a sua experiência para mudar o quadro. O também produtor e realizador de cinema disse estar satisfeito com o projecto. Falando em nome do jovem kudurista Cleyton M, Hochi Fu garantiu que este vai aproveitar a oportunidade para dar um outro passo a sua carreira.
Já a cantora gospel Glória da Luz afirmou que teve o primeiro contacto com a Fundação Arte e Cultura, em Dezembro do ano passado, durante a gala de consagração do Prémio Nacional de Cultura. A cantora valorizou o intercâmbio entre culturas e, em primeira mão, revelou que está a preparar um tema em parceria com a israelita Noa Zulu.
Para esta edição, a produção musical dos temas está a cargo de Bruno M e o israelita Ayner Hodorove, enquanto Hochi Fu tem a responsabilidade dos videoclipes. As fusões mais uma vez marcarão as músicas, combinando o kuduro de Cleyton M às mensagens gospel de Gloria da Lu, às tendências rock, jazz, tribal-dance e outras experimentações dos israelitas Avner Hodorov e Noa Zulu.