ucca

Um Capital de Cultura e Arte

Músico Gaby Moy anuncia despedida parcial dos palcos

O músico Gaby Moy anunciou, em Luanda, a despedida parcial dos palcos, durante a última edição do projecto “Almoço de Família”, no espaço da Unidade Africana, no Miramar, onde foi acompanhado pelo Conjunto Os Kiezos, que o levou como convidado.

O autor do sucesso “Rumba Madalena” emocionou a plateia ao recordar “Ene alengue” e “Nuka tuakimuene”, temas que marcam a fase inicial da carreira do artista.

O momento apoteótico surgiu ao som do seu principal cartão de visita, “Vizinha Zongola”, com os presentes a entrarem na roda típica dos convívios angolanos, sem preocupação com as “zongolisses”. A pedido dos convivas, o cantor encerrou em dose dupla com o “Merengue Santo António”, do irmão David Zé.

A alegria foi repartida com a tristeza com o anúncio do afastamento parcial dos palcos feito por Gaby Moy. O artista garantiu ao Jornal de Angola que ainda vai continuar a apresentar-se, mas não com a dinâmica anterior, porque pretende dedicar mais tempo à família.

A direcção artística do es-paço manifestou a intenção de realizar um concerto para celebrar a carreira do artista diferente do evento realizado no último domin-go, onde esteve como convidado dos Kiezos.

Moisés Gabriel Ferreira (Gaby Moy) nasceu no seio de uma familia de artistas e o convívio com os principais nomes da música angolana foi pela relação que o irmão David Zé tinha com os colegas do meio artístico. Em 1978 começa as primeiras aparições em palco acomapnhado pelos grupos “Os Angolenses” e “Anjos”.

Em 1981 ganha notoriedade ao vencer o programa “Bom Fim de Semana” com o tema “Ene Alengue”, com o acompanhamento do Conjunto Os Jovens do Prenda, num concerto realizado no cine Karl Marx.

A consagração nacional aconteceu em 1992, ao lançar o álbum “Vizinha Zongola”, com o tema que dá o titulo a transformar-se num sucesso intemporal e que ao longo dos anos tem marcado gerações. O seu single mais recente intitula-se “Na barraca da mana Minga” e colocou no mercado ainda os seguintes álbuns: “Semba Kizomba”, “Tubanza Muangola”, “Angikitá”, “Quem Procura Acha”, “Músicas no Musseque”, “Angolaníssimo” e “The Best”.

Deixe um comentário